segunda-feira, 17 de abril de 2017

Sobre a Unidade

HOSPITAL MATERNIDADE INTERLAGOS – “WALDEMAR SEYSSEL-ARRELIA”

Em 1955 um grupo de voluntários do Templo Cristianismo Espírita, liderado pelos irmãos Pulino Nery e Diógenes Nery, uniram-se num ideal: construir um hospital para atender pessoas carentes da região da Cidade Dutra.
Iniciou-se assim a construção do chamado Dispensário Médico, que na década de 60 passou a ser conhecido como "Hospital do Arrelia", por receber doações da famosa dupla circense de palhaços: Arrelia e Pimentinha.
 A obra foi concluída em 1974 e o prédio foi cedido em comodato para Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, que administrou o hospital por dez anos. Após este período a Organização Santamarense de Educação e Cultura (OSEC) assumiu a direção.
Em 1994 a Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo inaugurou o Hospital Maternidade Interlagos – HMI.
Inicialmente, imaginava-se que a Maternidade funcionaria apenas como uma Casa de Partos para atender a partos normais, mas por ser a única Maternidade da região passou a receber uma crescente demanda de mulheres com partos prematuros. Em 1999 o antigo Posto de Atendimento Médico (PAM Cidade Dutra - NGA 15) foi incorporado ao HMI, agregando à estrutura oferecida a necessária assistência ao pré-natal de alto risco.
Desta forma, a Maternidade foi se especializando para prestar uma assistência qualificada e personalizada ao ciclo gravídico-puerperal.
O Hospital Maternidade Interlagos possui o Selo de Hospital Amigo da Criança - IHAC, promovendo, protegendo e apoiando o Aleitamento Materno. E integra a Rede Cegonha, conferindo à mulher o protagonismo do parto e nascimento, valorizando o vínculo sócio afetivo com a presença do acompanhante em tempo integral em todas as etapas do cuidado.

* Fachada do Hospital Maternidade Interlagos

Caracterização do Serviço:
Área de atuação: Obstetrícia
Capacidade instalada: 72 leitos
Serviços de Apoio: Ambulatório de Alto Risco / Banco de Leite Humano
Diretor da Unidade: Dr.ª Rita de Cássia da S. Calabresi


Nenhum comentário:

Postar um comentário